Enfiei o pé na jaca, desanimei. E aí?

Padrão

Todo o Carnaval tem seu fim e, infelizmente, temos que voltar pra vida real. Fui pra São Luiz do Paraitinga e confesso que nesses dias de foliã me dei o direito de comer as maiores delicinhas interioranas. Mas, o combinado comigo mesma era de retomar tudo em plena quarta-feira de cinzas. O que não aconteceu. Meu corpo preguiçoso influenciou meu cérebro que enlouqueceu meu estômago e cá estou eu aqui hoje. Com o rabo entre as patas, arrependida e back in the saddle again.

Não, ainda não tive coragem de me pesar. Farei isso até o fim da semana e aí veremos se o estrago foi tão grande quanto eu penso.

Sei que assim como eu, a maioria já deu uma pisada na jaca alguma vez na vida e acabou desanimando. Perder os primeiros quilos pode ser um incentivo como pode ser uma desculpa (não aceitável) para dar uma relaxada.

Mas como manter o pique da Globo o tempo todo? É impossível. Nem a chata da Polyanna com aquela porcaria do jogo do contente conseguiria. Acho normal desanimar. Mas não podemos perder o foco. Sempre vem o dia seguinte e a gente pode se cobrar pela atitude impensada do dia anterior (tipo um hambúrguer no almoço com muita batata frita).

Algumas coisas podem ajudar a manter nosso foco. Muita gente acredita que pensar na saúde e nos benefícios do exercício físico é um bom argumento.

Aham. Não é não.

Foi comprovado em um estudo feito pela Universidade de Missouri que esse papo de benefícios do exercício físico não motiva as pessoas. Os pesquisadores concluíram que precisamos ter planos como se fossemos reformar a nossa casa.

A pesquisa aponta algumas dicas para perseverarmos no nosso objetivo e, mesmo desanimando, não abandonar o barco.

Tenha metas específicas.

Tenha sua grande meta final, mas divida-a em metas menores para períodos mais curtos. Cada pequena meta alcançada já é um estímulo. Pensar somente na grande meta final pode desanimar.

Seja realista.

Ninguém perde dez quilos em duas semanas. Suas metas devem estar de acordo com o esforço que você faz para emagrecer e seus planos de exercícios devem caber na sua realidade.

Escreva lembretes.

Coloque post-its no computador, no cartão de crédito, no volante do carro, na porta da geladeira, que te lembrem do motivo pelo qual você quer emagrecer e o quão feliz você vai se sentir quando conquistar seu objetivo. Muitas vezes agimos por impulso e esses lembretes podem ser um freio.

Agende seus exercícios.

Coloque a academia no seu calendário como um evento indispensável. Enquanto pensarmos que a academia é algo que podemos cancelar para fazer outras coisas, nunca a levaremos a sério.

Considere os obstáculos.

O mundo não conspira a favor do nosso regime. Esteja preparado para ser testado. Tem um Mc Donalds no caminho da academia? Pense em trocar o caminho.

Arrume um parceiro.

Ter um amigo que te arraste para a academia quando bate o desanimo, ou que te lembra de não comer o brigadeiro depois do almoço, é uma boa solução. Um ajuda a empurrar o outro para frente.

E é isso aí. Tamo de volta, meu povo!

»

  1. Achei mesmo que tava rolando alguma coisa assim, voce deu uma sumida!
    Enfiou o pe na jaca, e dai? Posso dizer o que eu faria? Nao me pesaria, e continuaria de onde parei, devagar sem neuras. Tudo eh um aprendizado, inclusive comer melhor e etc, etc, etc, que vc ja ta careca de saber.
    Mas pensa bem, as suas amigas “magras”, os meu amigos “magros” todos enfiaram o pe na jaca tambem!
    Apenas retome sua rotina tranquilamente, como qualquer pessoa, magra ou gordinha (sem fazer dieta) faria, afinal voce quer estar magra aos 23 e nao amanha. Baby steps
    Confie em voce. Eu “boto mor fe noce”
    Beijos!!!!

Deixe um comentário

